Como escolher seus óculos e suas lentes !!!
Como escolher seus óculos e suas lentes !!!

Saiu da consulta oftalmológica e quer saber como escolher os óculos e as lentes? Se a resposta é sim, fique tranquilo, pois podemos ajudar muito nesta questão. Mas, entenda, primeiramente que esta é uma dúvida muito natural e até saudável.

Se você procura saber como escolher óculos e lentes, significa que está preocupado com a saúde do olhar e com a estética. Você está certo, pois são dois fatores que implicam diretamente no bem-estar.

Outro ponto muito importante é conhecer a lente ideal para você, e não gastar seu dinheiro em recursos desnecessários para seus óculos, que não farão diferença no seu dia a dia.

Escolher a armação, o design das lentes e identificar o modelo certo para seu tipo de rosto, são cuidados que vão poupar estresse e decepção. Tem tudo isso aqui. Continue lendo e entenda como escolher os óculos e as lentes.

Saber como escolher os óculos e as lentes não é mais problema

“É só um óculos! Qualquer tipo serve!”

Esta fala já não tem sentido atualmente. As inovações no campo da óptica e da estética ocular não permitem mais que todo mundo fique “de rosto igual”.

É certo que a primeira coisa a considerar é a indicação do Oftalmologista e os problemas de visão a serem corrigidos. Neste sentido, será preciso estar por dentro de aspectos como:

·      O tipo de problema que afeta sua visão;

·      Os seus óculos são para longe? Para perto? Longe e perto??

·      O tratamento das lentes que poderá aplicar:  Com ou sem antirreflexo, lentes polarizadas ou com tratamento fotossensível?

Você conseguiria escolher os óculos e as lentes, sem conhecer nada sobre o assunto? Sem falar que gostar do que vê ao olhar-se no espelho, quando está de óculos,  faz diferença e ajuda bastante na adaptação.

Saiba como os escolher óculos. Qual a melhor armação?

Escolher a armação parece coisa simples, não é? No entanto, uma opção inadequada pode levar a alguns transtornos. Muita gente não consegue adaptar-se aos óculos, por conta de uma armação que não combina com o tipo de rosto.

Além disso, a armação precisa estar em sintonia com a lente. Não são todas as armações que dão certo com todas as lentes.   Nesta questão, a ajuda do profissional da ótica é bem válida.

A primeira consideração é estar ciente dos materiais de que são feitas as armações. Antes de escolher a sua observe a informação do tópico abaixo. 

Materiais de Armações

Desde as mais estilosas até as mais simples, existem armações feitas com diversos tipos de materiais.

  • Acetato

São as preferidas atualmente, pois o acetato garante maior leveza e resistência. Além disso, é bastante versátil, viabilizando a produção de armações em cores muito lindas.

Se você escolher uma armação de acetato, saiba que terá benefícios como conforto, elegância e durabilidade.

  • Metálicas

Este tipo de armação exige lentes mais finas. São armações mais estreitas. São de metal e tornam o visual mais sério, imponente… Atenção apenas a quem tem alergias a componentes metálicos, ok?

  • Emborrachadas

Estas são muito apropriadas para a utilização de crianças, devido pois são maleáveis.

** Atenção às plaquetas de apoio no nariz. Caso escolha uma armação com esse acessório, ficar atento ao ajuste, para não incomodar

  • Ball griff (também chamada de armação 3 peças)

Extremamente delicada, essa armação é incrivelmente leve, pois possui apenas as “pernas”e a haste de apoio nasal. Muito indicada para trazer leveza ao rosto, e para pacientes que possuem graus mais altos. 

Importante lembrar que a lente é furada para ser parafusada na armação, por isso nem toda lente permite esse processo. Ficamos restritos às lentes de policarbonato e resina 1.67

Design da armação x tipos de rosto: Escolher óculos e lentes que combinam com você

Este é um ponto importante. Aqui entra itens como estética, conforto e a adequação do grau àquela determinada armação.

Para te ajudar nesta escolha, fundamental para seu bem-estar, considere as informações da tabela abaixo:

Formato de rosto

Tipos de armação

Redondo

As armações mais sugeridas são as retangulares ou quadradas, pois possuem linhas retas , harmonizando melhor com este tipo de rosto.

Quadrado

O mais indicado são armações menores, com formato redondo ou oval.

Triangular

Procure as armações tipo aviador ou as ovaladas.

Oval

O rosto oval aceita muito bem  qualquer um dos formatos de armação.

Lentes: Entenda como escolher

Agora, com a armação já escolhida, é preciso pensar nas lentes. Elas envolvem uma série de cuidados na hora de decidir. O que mais dificulta é não ter noção dos diferentes tipos e funcionalidades que as lentes possuem.

Você precisará decidir qual o material e se as lentes terão tratamentos especiais, como antirreflexo, tratamento fotossensível ou polarização.

Para entender tudo isso e facilitar sua escolha fique por dentro dos diferentes tipos de materiais das lentes e os tipos de tratamento que podem receber. 

Material das lentes

  • Lentes de Vidro – Lentes Highlight ou Lentes de cristal

Estas lentes foram muito utilizadas no passado para pessoas quem tem graus maiores. Porém, hoje temos outras lentes de materiais que não são frágeis, como o vidro, e que conseguimos aplicar recursos para torna-las tão finas quanto o vidro.

  • Resina

Material bastante leve e versátil para os diversos tipos de grau; as lentes de restina podem ter sua espessura variável, de acordo com o tipo de resina, e tornar a lente mais fina, caso o paciente possua um grau muito elevado. Por isso, é muito utilizada.

Existem ainda as resinas de alto índice (chamadas de 1.50; 1.67…) – São resinas que possuem um valor mais elevado, mas tornam as lentes bem finas e elegantes.

  • Policarbonato

Este material é bastante resistente , por isso, é indicado para profissionais de áreas de risco. O material é usado em óculos de proteção que fazem parte dos EPIs  (Equipamentos de Proteção Individual). Em contrapartida, sua qualidade visual é um pouco inferior à resina, por isso tem suas indicações específicas. Vale lembrar que dentre todas as lentes, esse material arranha facilmente…

Sugestões do Policarbonato:

– Para as crianças mais “ativas”, é sugerido o policarbonato devido ao baixo risco.

– Pacientes que só enxergam de um olho (necessitam de proteção extrema)

  • Trivex

O trivex é um tipo de material que supera o policarbonato, tanto em dureza, quanto em qualidade visual. É também muito indicado para crianças, porém, sua comercialização é mais restrita.

Tratamento das lentes

Antirreflexo

O objetivo principal do tratamento antirreflexo é otimizar a visão, impedindo que o excesso de reflexos luminosos atinja os olhos, dificultando a nitidez.

As lentes antirreflexo podem contar com diversas camadas. Quanto mais camadas houver, mais funções são  oferecidas e maior é a durabilidade. Isso, porém, pode encarecer o seu produto.

Camada de antirrisco

Reduz a ocorrência de riscos que danificam a lente. Como dito na frase anterior, reduz a ocorrência… isso significa que os cuidados com as lentes devem ser mantidos da mesma forma.

Tratamento Fotossensível

Este tipo de tratamento possibilita mudanças de cor das lentes conforme a luminosidade do dia. Sendo assim, as lentes escurecem quando o ambiente tem muita luz,  e clareiam quando o ambiente está muito escuro.

Se você pretende adotar tratamento fotossensível nas lentes de seus óculos, considere alguns pontos de atenção:

– Óculos com tratamento fotossensível não são óculos de sol, ou seja, eles não escurecem na mesma proporção que um óculos escuro apropriado para sol.

Elas escurecem pouco no interior de carros, pois os vidros do carro já tem proteção ultravioleta. Assim o tratamento fotossensível não será ativado.

Mesmo em ambientes internos as lentes podem escurecer levemente, se houver excesso de luz, artificial.

 

*** UM ASPECTO MUITO LEGAL: hoje em dia existem diversos cores diferentes para os óculos fotossensíveis.

Polarização

Neste tipo de tratamento as lentes são revestidas com um filtro que otimiza a sensibilidade ao contraste. Ou seja, reduz a ação do reflexo  que o sol provoca em superfícies como asfalto, água, areia e neve. O resultado é a melhoria da qualidade visual. É um tratamento especialmente comum em lentes solares (escuras).

Filtro Azul (Blue control)

Essa nova tecnologia, filtra parte da radiação próxima da luz azul, emitida por componentes eletrônicos, e que pode trazer desconforto ao paciente que está exposto durante diversas horas a esses equipamentos.

Diferenças entre as lentes com e sem antirreflexo

Confira abaixo algumas diferentes colorações de lentes fotossensíveis:

O modelo das lentes

Visão simples para longe

Este tipo de lente para longe é indicada para pacientes afetados por Hipermetropia  ou Miopia, com ou sem Astigmatismo. O paciente pode usar os óculos tanto para longe, quanto para perto. O grau será um só, e o paciente terá benefício nos dois campos de visão

Visão simples para perto

Muito comum nos pacientes acima de 40 anos, com a famosa vista cansada (Presbiopia).

As vantagens são o preço mais em conta e a facilidade de adaptação, mas traz uma limitação grande: o paciente só conseguirá enxergar até cerca de 40 centímetros. Após essa distância, terá que tirar os óculos.

Multifocais

Estas lentes são indicadas para quem tem problemas de visão tanto para perto quanto para longe. Também servem àqueles que têm dificuldade ocular apenas para perto, mas não querem ter o incômodo de tirar e colocar os óculos, a cada momento.  Assim esse recurso permite boa visão para longe, intermediário e perto.

As poucas desvantagens desse tipo de lente são o preço, algo mais caro que as lentes simples de perto; e a dificuldade inicial de adaptar-se às três zonas de visão da multifocal. No entanto, este inconveniente desaparece com pouco tempo. (lembra aa primeira vez que você dirigiu após tirar a sua carteira de motorista?? Como é hoje em dia? Hehe)

Apesar disso, algumas pessoas ainda tem dificuldades nos multifocais, e chegam até a abandonar os óculos, e fazer lentes separadas, de longe e perto.

Nós, então, separamos aqui algumas boas dicas para agilizar esta adaptação.

Dicas para adaptação rápida aos óculos com lentes multifocais.

  • Fuja das armações muito exageradas, ou seja, escolha as que não são nem muito pequenas, nem muito grandes.
  • Escolha marcas reconhecidas e certificadas no mercado. As marcas de boa qualidade dificilmente te trarão problemas.
  • Preocupe-se com a ótica onde irá fazer suas lentes. O profissional que tirará as medidas é experiente e tem conhecimentos na área? A garantia de seus óculos e lentes está assegurada?
  • Informe-se com o óptico sobre a qualidade, valores e custo-benefício das lentes multifocais, antes de decidir qual irá adquirir. Saiba que existem várias marcas e tipos de diferentes qualidades. Alguns laboratórios ainda garantem ao paciente uma garantia de não adaptação aos multifocais. Informe-se melhor na loja de sua escolha.

 

Bom é isso!

Espero que tenhamos ajudado um pouco nas suas decisões, e qualquer dúvida, estamos à disposição!

 

Um forte abraço!